[Resenha] Pobre Não Tem Sorte - Leila Rego

Autora: Leila Rego
Gênero: Chik-lit
Editora: All Print
Páginas: 244
2ª edição 
Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo? E se esse cara além de lindo, for rico, super fashion e divertido? E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade? Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele! E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo. E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc. O relacionamento pode esperar mais um pouquinho, depois o Edu conta o que quer contar, mas isso dura só até o dia em que...Leiam o livro e descubram também.

Julho de 2013 e ainda tem quem pense que Chick-lit é um gênero literário para moças em crise existencial, se você é um dos que assim pensam, tenha a sensibilidade de me ouvir até o final do post, afinal é um caso de experiência própria. Nunca fui fã do gênero, não sei se por realmente ser uma moça em crise, ou por não ter tido oportunidade de ler algo do tipo. Eis que me deparo com um livro chamado POBRE NÃO TEM SORTE (PNTS, para os íntimos). Devo confessar, é realmente fabuloso. Como diria Mari, isso devia sair numa coluna social.

Leila Rego, traz em PNTS o humor, e a ironia presente na crítica que faz aos fúteis de plantão e nos mostra, garantindo boas risadas, que a futilidade e o consumismo anda mesmo demodé. Esse chick-lit ensina mais que muita fábula por aí, viu moçada? 


Comecei a ler o livro no caminho para a escola, assim como a Mari também não tive a sorte de ter nascido rica, e ando de ônibus. E nesses dois dias de leitura, a viagem no ônibus se tornou o momento mais divertido do dia, ficava o dia todo pensando no que a protagonista aprontaria. É uma leitura bem leve, com referências atuais, e termos do tipo "uó" e "dita-cuja". Outra coisa que me fez amar de imediato o livro, foi a referência às músicas do Nando Reis, não sei se já expressei aqui, mas sou apeixonadérrima por ele. E logo no início do livro vemos um trechinho de Sou Dela, e depois Mari entra na fossa ao som de Por Onde Andei.


Falando em Mari, essa protagonista realmente me cativou, ela quer ser rica, mas não é. Mariana Louveira, viciada em sapatos, roupas de grife, espaço em colunas sociais, e louca pra ter uma Louis Vuitton, mora em Prudente uma cidade onde o P.O.V.O é realmente um problema. Mariana é o tipo de protagonista que vai te deixar morrendo de raiva com tamanha futilidade, mas ao fim do livro você terá saudades dela, como se ela fosse uma velha amiga, ou até mesmo por ela estar bem aí, dentro de você. Mari, esta numa vida corrida, afinal ter que cuidar do casamento, da decoração do novo apê, e do trabalho não é tarefa fácil não é? E como é uma boa solucionadora de problemas, decide logo largar o emprego. E nesse turbilhão de coisas ainda tem o Edu, afinal não existe casamento sem noivo, não é?


Edu é o típico personagem que te deixa babando da primeira à última aparição no livro, sim, ele até se parece muito com alguém que conheço, que de tão perfeito chega a ser injusto. Afinal, ele tem muito de duas coisas que só se pode ter uma. Além de lindo, é inteligente, formado em medicina. E detalhe; é rico. O que está na lista de prioridades da Mari. Nosso queridinho ainda tem tempo pra ser fofo. Falta alguma coisa?  É um verdadeiro cavalheiro com a mãe, e um príncipe com a Mari. 


As coisas vão muito bem, finalmente ela vai se casar, e corrigir o erro que o Sr. Destino cometeu, mal pode esperar pra sair do bairro 'uó' e ir morar no apartamento novo. Mas como pobre não tem sorte, as coisas vão sair do eixo, e tudo vai desmoronar de vez, bem no dia do seu tão sonhado casamento. Adeus, ascensão social. Agora ela vai ter que escolher; continuar sendo a mesma mimada de sempre, e conviver com as dívidas e o fato de ter perdido o homem perfeito. Além dos comentários do P.O.V.O é claro. Ou amadurece de vez.

O livro começa do meio, no ápice eu diria, e aos poucos os personagens vão sendo apresentados. E se você acha que sabe, por esse resumo que fiz, o que acontece no final, te garanto, você se engana! É o tipo de livro que se não existisse o segundo volume eu iria implorar por um, já que estou morrendo de curiosidade pra saber o que vem depois. O mais engraçado, e olha que tem muita coisa engraçada, é que querendo ou não, mesmo morrendo de raiva, todo mundo se identifica um pouquinho com a Mari, quem nunca quis ser chic de doer, ou comprar algo que não pode pagar? E o livro até faz uma referência ao Determinismo, como eu pude interpretar.


Vi muitas resenhas falando mal de PNTS, reclamando dos erros, e da narrativa, bom creio que tais resenhistas não entraram de verdade na história. Vi poucos erros, e a escrita é bem leve. É uma tarde com as amigas. Imprevisível, engraçado, crítico, e real...tudo isso sem descer do salto. PNTS, é uma verdadeira lição. A disputa entre preços e valores. Quem ganha?


Me apaixonei pelo livro, e mal posso esperar pra ler o volume dois, adorei a Mari, to apaixonada pelo Edu, quero uma amiga como a Clara. Adorei a escrita da Leila, e ah, não podia deixar de citar novamente as referências musicais, não é?


Recomendo, afinal tem muita gente precisando ler esse livro hein....

E vocês, já leram? O que acharam? 
Me conte nos comentários.

"O “P.O.V.O. – Pessoas Ocupadas (demais) com a Vida dos Outros” – é uma raça muito cruel. E a raça P.O.V.O. do tipo “interior” é duas vezes mais cruel!"

"Mas, não sou rica. Não sou mesmo. E esse é o meu carma. Sabe de quem é a culpa? Do Sr. Destino. É verdade. O infeliz estava totalmente distraído quando chegou a minha vez de nascer."

"Quando abri a porta de casa, veio a surpresa: o Funk estava saindo do som da minha sala. E, totalmente entregue ao pancadão, estava Cida rebolando com as mãos no joelho, numa pose quase pornográfica"


Sobre a autora: Leila Rego nasceu em 1974, morou em Alta Floresta, onde não havia nem mesmo energia elétrica, sua infância foi repleta de histórias, livros e brincadeiras. Cursou turismo (assim como a Mari), e atualmente vive no interior de São Paulo, com o marido e os dois filhos. Escreveu Pobre Não tem Sorte, e Pobre Não Tem Sorte 2, e participou do projeto Novas Letras. Conheça o site da autora.

28 Comentários:

  1. Ainda não li, mas fiquei curiosa para lê-lo! E nossa, achei o título super hilário! HUSAHSUAHSUAH

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do titulo, hahahahah Adorei a resenha!
    Beijos linda, sucesso! www.kaoliveira.com

    ResponderExcluir
  3. Arrasou na resenha, amiga! Vc escreve muito bem!!

    Sobre o esmalte, amanha sai um post sobre ele! :D não perde! ;)

    www.deliriosdepaty.bogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a resenha ! Fisou tudo bem explicado e legal de ler :)
    Um beijo.
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei a resenha, fiquei super curiosa pelo livro!
    http://prypensando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse tipo de livro, mas gostei da sua sua resenha, hehe. Esse é o próximo livro a entrar pra minha lista!
    Beijos
    http://donadakiteria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o titulo. Logo me interessei. Renha super ótima. Adorei o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. To doida pra ler esse livro! As resenhas só aumentam isso! :P

    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, o livro tem jeito de ser muito bom. Beijão <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar nesse livro, já está na minha lista de livros que pretendo ler haha
    fashion em cores (.com)

    ResponderExcluir
  11. Passando para dizer que tem novidade no blog =D

    (desculpa copicola)

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Que legal, adorei saber sua opinião, o livro parece incrível mesmo, digno de coluna social, ahaha (adorei)

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  13. Vish, to na roça então, voou super me identificar com a personagem! haha, brinks, vou só um pouquinho!
    Parece ser divertido. Eu gosto muito de livros nesse estilo, com um humor real. Chega dessas histórias melosas, eu quero um livro que aponte na minha cara que ele foi inspirado em um dos 7 pecados e ainda, que ele pertencem a mim de alguma forma!
    Ótima resenha, gostei muito da forma como você me fez achar que tu ia contar o final kkkk


    Identidade Aleatória
    Facebook

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha fiquei com vontade de ler especialmente pelos trechos do final, achei divertido

    www.muitomimada.com.br

    ResponderExcluir
  15. Você escreve MUITO bem!Você passou tudo sobre o livro sem contar a história no final! Nunca li, mas fiquei morrendo de vontade! Vou voltar aqui sempre! To seguindo!! =]

    Beijos!!

    http://kacomk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha visto a resenha desse livro!
    Parece ser bem legal :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Por incrível que pareça, é a primeira vez que ouço falar do livro. O título já me chamou atenção, o que é bem interessante, porque o contexto diz exatamente o que o livro parece dizer. Adorei a resenha e os personagens, que parecem cativantes. Estou ansiosa pra ler, só preciso acabar uma listona que está na frente, haha.

    Beijos, Fernanda.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  18. Tão bom quando a gente se identifica com um livro assim, né? Não parece ser muito o meu gênero, mas gostei da resenha!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li, mas fiquei com muita vontade! *-*

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  20. Oi Tainá,

    Gostei da sua resenha! Leria o livro, apesar de não gostar de personagens fúteis (acho que ninguém gosta né) achei legal você comentar que sentiu falta da personagem.
    Também leio muito em ônibus, já perdi o ponto várias vezes por não conseguir desgrudar os olhos do livro! ahaha
    Morri de rir do último trecho, da Cida, fiquei com vontade de comprar só pra rir um pouco, vou guardar o título do livro...

    Obrigada pela visita, espero passar aqui mais vezes adorei o conteúdo :)

    beijos
    O Vitrô

    ResponderExcluir
  21. Nossa, adorei seu blog! Muito lindo e aconchegante também. Obrigada por ter passado lá no meu, tb adorei tudo aqui e já estou seguindo! A resenha do livro tá ótima!

    Beijos,
    www.futilmentefalando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ain que bacana essa resenha, nunca tinha ouvido falar do livro, mas já adorei huahua
    :*

    ResponderExcluir
  23. Ah, esqueci de falar sobre o smile piercing, então, não dói nadaaaaa. Eu achava que por ser um luar sensível ia doer, mas a pele é bem fininha nem doí nada (:

    ResponderExcluir
  24. Fiquei encantada com a sua descrição e com uma leve (se não enorme) vontade de ler esse livro, igual você disse acho que todas temos um quê de querer ser phyna haha, e as vezes comentamos coisas do tipo uó! E é por isso que adorei e quero ler logo logo *-* Beijos e amei o blog linda.

    k-cliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. gostei da sinopse! vou procurar pra ler! obg pela dica ;)

    Te espero no meu blog, bjs♥
    www.mimoseblablabla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, Tainá!
    Poxa, fiquei bastante interessada no livro e na autora! Não sou de ler chick-lit (acho que só li um há muito tempo, mas não me apeguei ao livro e acabei doando-o a uma amiga), mas confesso que essa estória me agradou bastante! Quem sabe, um dia, eu o acabe comprando (se o dinheiro chegar na minha conta HAHA).
    Love, Nina.
    http://omundocoloridodanina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Adorei a resenha, agora eu também quero ler. Também sou pobre querendo ser rico e chique. Vida de pobre é difícil. Pobre não tem sorte.
    Obrigado por visitar meu blog, retribuindo. Pode deixar, agora sempre estarei aqui e se passar lá, eu passo aqui de novo.

    henriquemontoya.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Não é o tipo de leitura que eu leio mas gostei bastante da resenha, muito boa. Parece ser bem divertido e engraçado o livro. Adorei!

    Vem conhecer o Just Babis (:

    ResponderExcluir

a frequencia da diversidade, ou apenas os complementos para os meus insanos pensamentos,ou o conforto de saber que me escutam.

 

theme