Sexta da cultura: Christiane F.

Eu, Christiane F, 13 anos drogada e prostituída.




"Detlef se levantou, se arrastou até meu quarto e ficou diante do espelho dizendo:
— Não agüento mais."




Há muito não compartilho os bons livros que me fazem companhia. Mas como prometido e aproveitando o clima de férias que nos rende boas leituras, a seção volta ao blog.

Até onde a inquietação e a curiosidade te levariam?


Há mais ou menos 50 anos, o mundo se chocava com o relato real de Christiane, os burgueses da então recuperada Alemanha, agora conheceriam o outro lado do país uma juventude livre, e quase totalmente perdida.


O livro Eu, Chriristiane F. 13 anos, drogada e prostituída relata uma história real de uma adolescente de Berlim.


Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um conjunto habitacional. Como se os problemas naturais da adolescência não fossem suficientes, Christiane tem que lidar com a agressividade do pai, a passividade da mãe, em seguida a separação destes. Na escola, tudo o que ela quer é ser aceita.

Tomada por tais sentimentos, ela passa então a revelar uma nova face, que era a mesma de muitos jovens. Passa então a ser descolada.Entre as descobertas amorosas da idade, as novas amizades, e a nova realidade de Christiane, nós leitores somos levados a conhecer a Berlim da época. Jovens livres em busca de diversão, a euforia da discoteca moderna, Sound. É nesse mundo que Christiane descobre a droga. Entre cigarros, maconha, LSD até a droga do momento "a heroina". Logo depois vem o mundo da prostituíção, frustrações.



É uma leitura surpreendente, o tipo de livro que nos prende da primeira à ultima página, e nos deixa tão próximos de Christiane e sua triste realidade. A obra foi publicada em diversos países. 




O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva por R$: 19,90



Para saber mais sobre o livro, antes ou depois de lê-lo indico o blog: Detlef e Christiane (Não tem como não se apaixonar pela história, após ver o blog)



E vocês, o que acharam da dica? Quais o livros favoritos? Me conte, quero saber.Beijos.

3 Comentários:

  1. Imagino que seja um livro ótimo e forte.
    Uma triste realidade muito presente nos dias atuais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. estava atrás de um livro legal para ler nessas férias, e bem, seu post me inspirou!

    Vou comprar ele agorinha mesmo, parece ser interessante!

    beijos
    www.memoriaslenientes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

a frequencia da diversidade, ou apenas os complementos para os meus insanos pensamentos,ou o conforto de saber que me escutam.

 

theme