"Poesia Compartilhada" - A Marca de Uma Lágrima

Pedro Bandeira
4ª Edição.
Editora: Moderna


"3ª edição, a que eu tenho, e simplesmente amo
essa capa"
Sinopse : Isabel, uma garota de 14 anos, que sofre com baixa auto-estima. Em sua visão é a garota mais feia e gorda do mundo, e que jamais chegaria aos pés de Rosana, sua melhor amiga e linda. Será mesmo? Feia ou bela, Isabel tem uma beleza que jamais poderia ser arrancada ou extinta ; a poesia.
Em meio a tanta confusão "naturalmente" trazida pela adolescência, Isabel descobre a paixão por Cristiano, seu primo distante, porém ele se apaixona por Rosana. Isabel passa a sofrer em silêncio, e decide esconder o seu amor.Dois lados de um mesmo romance onde todo o enredo fora criado pelas poesias de Isabel que sacrifica sua paixão para ajudar ambos. Sua poesia é o alimento do amor dos dois, porém o alimento que somente a poeta sabe qual a origem.
Como se o amor não fosse motivo o suficiente para causar um transtorno, nossa pequena poeta é testemunha de um suicídio. Mesmo que com sua pouca idade ela é esperta o suficiente para desvendar todo o crime que a perturba. Somente depois de todo esse turbilhão de confusões, ela têm sua maior descoberta. Isabel descobre o real significado do amor.


Com toda certeza eu já devo ter citado esse livro antes aqui, seja em algum desafio, alguma indicação, porque simplesmente é um dos meus livros favoritos Além de me identificar muito,muito mesmo com a protagonista, amo a história. Emocionante, misteriosa e romântica, precisa de algo mais?

Começando pela capa, eu particularmente prefiro a da terceira edição, é mais simples, mais comum, tem mais a ver com os leitores. A história embora tenha sido criada para o publico juvenil, tenho certeza que tenha você 5 ou 80 anos vai se encantar da mesma forma. A narrativa do livro é muito fácil de acompanhar, uma delícia.  O livro é dividido em três partes cada uma com uma quantia parecida de capitulos. " Paixão que nasce I, Paixão que mata II, Paixão que ressuscita III"  

Outra coisa que gostei bastante foi o modo que o amor foi mostrado, não colocou somente aquele amor perfeito, onde os casais (que quase sempre são os protagonistas) jantam a luz de vela e combatem o mal, o autor nos levou a ver o amor como poucos conhecem, o amor não correspondido, doloroso, silencioso e sombrio. Gostei também da protagonista ter uma pouca idade, e mesmo assim ser capaz de escrever como um adulto, pensar como adulto e amar, mostra que o amor não têm idade e confirma o dito popular " idade é só vaidade".

 Amei a idéia de Isabel ser comum, não ter nada fisicamente especial. Beleza não é tudo não é mesmo ? Uma lição que aprendi ao ler esse livro, a beleza interna é bem mais atraente do que a exterior. Outra coisa que me levou a resenhar esse livro foi o fato de poucas pessoas terem lido acho que é um horror uma obra como essa passar despercebida,não?

Além da história perfeita o autor Pedro Bandeira ( divo *-*) coloca no livro as poesias que Isabel escreve para Rosana e Cristiano, todas lindas, perfeitas, escritas com a alma. Com essa leitura você com certeza vai se lembrar dos seus 14 anos, vai se emocionar outra vez, vai se lembrar do primeira vez que encontrou o amor. Um livro juvenil com moral de adulto, fácil de ler, fácil de interpretar, e com muita coisa a ensinar.
Mais uma prova de que a literatura brasileira continua fantástica.




P.S: espero que tenham gostado da "resenha" sou MUITO inexperiente, (deve ter ficado uma droga só, mas não é a prática que leva a perfeição?)  O que acharam da nova seção do blog "Poesia Compartilhada" Comentem, opinem, sua opinião é meu combustivel. Um enoooorme beijo.


5 Comentários:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    TAINA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  2. Tem selo no meu blog para você. Depois passe por lá para pegar.

    http://omundosobomeuolhar.blogspot.com/2011/01/das-observacoes-mais-abstratas.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. sua carta chegou e eu já escrevi uma resposta, espero que chegue mais rapido do que a sua uahsUAHsuAHu xD

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito xD
    sim sim, é a prática que leva a perfeição, mas parece que você já tem muita prática nisso ^^

    bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a neste livro, sério. Foi um dos primeiro livros de autores brasileiros que eu li e acabai chorando rios com ele. Pedro Bandeira é um gênio e escreve muitíssimo bem!
    Bela indicação (:

    ResponderExcluir

a frequencia da diversidade, ou apenas os complementos para os meus insanos pensamentos,ou o conforto de saber que me escutam.

 

theme